BATIDAS ENTRE PILOTOS PÓS-CORRIDA 2023
Obs: Regras de punições podem ser alteradas ou acrescentadas novas regras durante o campeonato
COMPORTAMENTO DE ULTRAPASSAGEM
O piloto da frente tem o direito de escolher qualquer linha em qualquer trecho da pista. O motorista da frente perde esse direito quando o motorista que faz a ultrapassagem alinha a roda dianteira com a cabeça do outro motorista. Neste ponto, os motoristas estão em uma posição “lado a lado” e ambos devem dar um ao outro pelo menos a largura de um carro.
As tentativas de passe em uma curva são o que causa a maioria dos acidentes. A linha de corrida preferida na maioria das curvas é geralmente muito estreita e às vezes será impossível para dois carros compartilharem curvas fechadas lado a lado a toda velocidade. Para cada curva, o direito à linha de corrida preferida é decidido no ponto de entrada. Um piloto que tenta passar na entrada da curva deve estar lado a lado no ponto de curva para ter o direito de entrar na curva lado a lado. Caso contrário, este piloto deve recuar e dar passagem ao piloto da frente.
Regulamento Oficial SRO: https://asia.sro-esport.com/regulations/
Penalizações Diversas Caso algum tipo de situação venha a acontecer e não exista nenhuma regra do livro de penalização que seja adequada a ela, a direção de prova irá analisar e aplicará, se necessário, uma punição ao piloto ou pilotos envolvidos nesse incidente, podendo ser essa punição desde +1 segundo no tempo de prova, quanto a eliminação do piloto do campeonato + a aplicação de qualquer regra da carteira de penalidades.
Grave 1
Fazendo o adversário perder tempo com o contato sem perca de posição: -8 Pontos no campeonato
Grave 2
Fazendo o adversário perder tempo com o contato, com perca de posições: -12 Pontos no campeonato
Grave 3
Fazendo o adversário perder tempo, mais danos que o piloto precise ir ao pit para fazer reparos no carro -16 pontos no campeonato
Grave 4
Causando o DNF no piloto adversário -20 pontos no campeonato
Força ultrapassagem com manobras arriscadas:Penalizações Diversas
Advertências aplicadas: -2 Ponto no campeonato
Espalhar o carro sem dar espaço ao adversário caso seja solicitado: -4 pontos no campeonato
Acúmulo de 3 Advertência na mesma corrida -10 pontos no campeonato
DIREÇÃO ATIVA
- Incidente Leve Médio = Grave 1
Fazendo o adversário perder tempo com o contato sem perca de posição Advertência
- Incidente Médio = Grave 2
Fazendo o adversário perder tempo com o contato, com perca de posições Drive Through.
- Incidente Grave = Grave 3
Fazendo o adversário perder tempo, mais danos que o piloto precise ir ao pit para fazer reparos no carro Drive Through.
- Incidente Gravíssimo: Causando o DNF no piloto adversário Stop and Go
RETORNO PERIGOSO A PISTA
Será enquadrado na penalidade de “Batida entre Pilotos” Grave 1, 2,3 ou 4
INCIDENTE COM RETARDATÁRIO
Novo
Não respeitar bandeiras azul: O piloto retardatário tem até 8 segundos para liberar a passagem a partir do momento que já estiver recebendo bandeira azul do simulador, caso o piloto não liberar a passagem a penalização é de -10 pontos no campeonato, e mesmo assim o piloto não liberar a passagem, será aplicado + uma punição de -5 pontos para todos os membros da equipe.
Incidentes com toques: -10 Pontos no campeonato
OUTROS INCIDENTES
Abandono perigoso do carro em pista: -5 Pontos no campeonato
Mudança ilegal de faixa 3x: Bloqueio de Vácuo -3 pontos no campeonato
Escrever durante o chat na corrida: -10 Pontos no campeonato
Não respeitar pit obrigatório: DQ
Jogo de Equipes Desleal -30 Pontos no campeonato para o piloto acusado e -15 pontos para toda equipe.
Bump Drafting: Não é permitido usar este meio de artifício, Penalização de Grave 1
CONDUTA ANTIDESPORTIVA
TODAS AS CATEGORIAS DA LIGA
Pilotos usando nome de outro piloto se passando por titular da vaga, DQ para a equipe toda no campeonato.
Também será removido da liga e do campeonatos, sem a devolução do valor da inscrição e suspenso por 6 meses na liga, não podendo participar de nem uma atividade, punição será aplicada para toda a equipe.
Xingamentos em qualquer grupo de comunicação da liga: será retirado do canal de comunicação. Se persistir o caso, será retirado do campeonato os pilotos envolvidos e não será feito a devolução do valor da sua inscrição. A melhor forma de reclamar é procurando a administração da liga, não faça justiça com as próprias mãos.
Suspeita de Cheat: Análise e reunião privado com a liga e 2 pilotos do grid convidado para testemunhar. Caso seja confirmado o uso será removido da liga e dos campeonatos sem a devolução da inscrição